29/10/2012

Antecipação - Exhibition

De 3 de Novembro a 6 de Dezembro de 2012, a Galeria Arte Periférica apresenta: "Antecipação" de Pedro Zamith
 Galeria Arte Periférica @ Centro Cultural de Belém, loja 3 - 1449 – 003 Lisboa
Aberto todos os dias das 10h às 20h.
 
"A História com agá grande é bruta, academista e obesa como uma enciclopédia consensual.
Esta História tem uma ordem de grandeza que empurra os pequenos nadas, as hesitações pouco heróicas, as dúvidas impensáveis, os suspiros insuspeitos e os rituais obsessivo compulsivos para um lugar esquecido próximo das notas de rodapé.
“Há sempre qualquer coisa à espera de acontecer.”
Pedro Zamith, artista ágil a manusear o imaginário popular, qual malabarista de descontextos, vai ao encontro de personagens reais e encontra-as um nada antes de tudo ficar escrito na pedra.
Entramos pela sua mão num quarto dos fundos, numa sala de espera ou num estúdio obscuro para descobrir as subtilezas que as luzes da ribalta ofuscariam impiedosamente segundos mais tarde.
Zamith pinta torto sobre linhas direitas, é um pintor-prestigiador que conta a História como muito bem lhe apetece, o que pode dever tanto ao “realismo” de Magritte como à manipulação de Orson Welles em F for Fake. Depois de passarem pela mise-en-scéne zamithiana, estas personagens resultam mais humanas, assim, com agá pequeno. E então a História rescrita parece-nos outra, mais tortuosa, com mais falhas, e por isso mais verdadeira, o que merece certamente um sinuoso sorriso."
by Galeria Arte Periférica


Sem comentários: